quarta-feira, 21 de março de 2012

PALAVRA INSANO: Negócio Mundial da Fé

Hoje Os INsanidades conta a participação de um grande amigo, não menos INsano que eu... Vai Vinição Costa, se joga!



Hoje me deparei com cenas que me causaram espanto. Ao ligar a TV, vejo uma reportagem sobre um Pastor Evangélico, fundador de uma denominação neopentencostal, onde este era acusado de enriquecimento ilícito a custas de seus fiéis. Fiquei pasmo! Fala sério, amigo! E você ainda fica?
Segundo a Justiça, apesar dos altos valores arrecadados pelo “apóstolo”, a sua congregação tem dezenas de templos ameaçados de fechar por ordens de despejo.
Espera aí, apóstolo??? Não me lembro de estar no séc I, nem de ser contemporâneo de Pedro, Tiago, Paulo, Judas Tadeu.... que eu saiba esses eram apóstolos. E nem me lembro de algum dia ter lido passagens bíblicas onde estes, cobrassem bênçãos ou graças, dadas gratuitamente pelo Senhor Deus. É que ele esqueceu que era pra ser de graça! E então se permitiu tirar uma graça dos fiéis. Oh, God! Mas prossiga... Bem, também não me lembro de estar no séc. XVI onde alguns homens de má fé (sacerdortes ou não) usavam o nome da Igreja a fim de adquirir dinheiro a partir do temor que as pessoas tinham à Deus. Estaria eu, ficando louco??? Oi? Louco? INsano? Sim, somos. E isto é bíblico. Deus usa coisas loucas para confundir os sábios. Estaria eu como o personagem de Owen Wilson no filme “Meia Noite em Paris” (2011), pegando uma carona num carro antigo ou uma carruagem e voltando ao passado? Não! Definitivamente não! Estou eu, no mês 3, ano de 2012, séc. XXI.
O erro que tanto pregaram e ainda pregam contra a Igreja Cristã Medieval, erro que justificou e culminou na evasão de centenas de milhares de fiéis, sendo repetido por pessoas que seguem tal idéias de seus reformadores. Seria isso aceitável? Acho que não.. pelo menos não é nada coerente. Mas tendo em vista que um erro não justifica outro, a mentalidade das pessoas na Idade Média era outra. Podemos até dizer, que era do tempo do atrasado, afinal, não havia tecnologia, as informações não andavam velozmente pelos cabos de fibras óticas. Entao, será que esse ser, que se auto-intitulou de apóstolo, que dizia operar milagres em nome Daquele que é imaculado, achou que por isso ele estaria livre de suspeitas?
E ainda por cima ir para a televisão dizer que as autoridades estão loucas, que fizeram tudo errado, que não sabem investigar e não tem nada a descobrir sobre ele. É um pouco demais!!! O pior de tudo que ainda buscará na bíblia, textos que justifiquem seus atos e que tudo não passa de PERSEGUIÇÃO. Que está escrito! Que nos últimos dias seria assim! ESTÄ ESCRITO IRMÃOS. Agora preciso de “tantos” mil para pagar meu advogado e minha fiança, para poder voltar a “pregar” a vocês. E os irmãos contribuirão mais um pouco, sabe por que? Por que quem busca a salvação não é culpado. Estes estão abertos a graças, a bênçãos e nada tem haver com a corrupção daqueles que um dia disseram ser seus líderes espirituais. Mas francamente, né? A Bíblia está ai ao acesso de todos. Por que não leem? Ela diz que o povo de Deus tem sido destruído por falta de conhecimento e i povo se nega a conhecer. Isto também é pecado. Creio que Deus nos chamou para a responsabilidade. Ou comodismo surdo e cego? Será que Deus não fala mais no século XXI?
Ah! E claro, haverão aqueles que dirão: Quem são vocês para julgarem? Tire a trave do teu olho antes de acusar teu irmão. HIPÓCRITAS!
Aí volto a mais uma indagação:
- A cegueira está mesmo em que vê o óbvio?
-Ah lembrei, estes estão certos. Ele será liberado porque DEUS está com ele.
-Opa! Deus está com ele, ou a justiça é cega?
Definitivamente, séc. XVI não combina com séc. XXI. Não há mais espaço para venda de indulgências ou terrenos celestes. Costumo dizer que Lutero, sim, Martinho Lutero, se pudesse ver o futuro e soubesse a confusão que ia dar, teria pensando mais ao lançar suas idéias. A idéia aqui, não é que ele não devia ter dito e pensado da forma que pensou, ele tinha razão na época, mas de como tudo aquilo se transformou: Uma verdadeira Babel, onde todos protestam, mas ninguém fala a mesma língua. Cada um prega Deus conforme quer que Deus seja. Aqui, nesta realidade, o Homem cria Deus a sua imagem e semelhança, e prega a palavra para o seu desfrute e prazer (carros, viagens, mansões, fazendas, plásticas, etc)
Enfim, que Deus ajude a justiça terrena a punir este enganador e que Sua justiça não demore. Pq assim como ele há muitos líderes, seja de qual for a religião, inclusive a minha, precisando de punição.

“Aqui expresso minha opiniao como um cidadão, tanto que não escondo os erros cometidos pela Igreja que eu sigo. Nao adianta tapar o sol com a peneira, afinal quem sou eu. Quem não se lembra da maior demonstração de expiação pública da história do catolicismo no ano 2000: O Papa (João Paulo II) redigiu um documento de noventa páginas pedindo perdão por uma série de pecados cometidos pela Igreja em seus 2000 anos de existência. Se o Papa admite, quem sou eu para esconde-los.”

E eu,meu caro, estou achando é pouco!


Vinicius Costa, Católico e professor de Biologia da rede Estadual de Educação.

7 comentários:

  1. Também achei pouco, quase nada!!! rs

    ResponderExcluir
  2. Boa Vinição!
    Parafraseando Shakespeare: "Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia". E nossa filosofia é realmente vã e cercada de preconceitos, lavagens cerebrais e jogos de interesses.

    A igreja, como qualquer outra instituição está cercada de animais, sangue-sugas de almas e de vantagens. E instituição entende-se também prefeituras, hospitais, fundações, ONGs... filantropia não existe mais. O toma lá da cá já foi instituído.

    Então perguntamos: Como chegamos a esse ponto? E eu respondo com meus achismos e saco cheísmos: Chegamos porque deixamos! Porque questionar cansa, dá trabalho, traz transtornos, nos sacrifica em algum momento.O ser humano está preguiçoso de pensarede agir. Não quer nem ter o trabalho de pagar pelos seus erros. Vai nos milhões de caixas eletrônicos de "Jesus,Tá amarrado" e deposita todo mês a quantia da sua salvação. Não é prático? Então pra quê ser bom,correto e humilde? Ninguém mais quer usar franciscanas porque Deus proporciona a glória do carro importado. Pagando bem, que mal tem? É assim? Faça-me um favor!

    Erros, todas as igrejas cometem e cada uma sabe onde o calo aperta. Mas as instituições vivem de pessoas. Uma Igreja só é igreja se duas pessoas estiverem reunidas em nome de Deus... e se uma erra, a outra é conivente. É preciso ter fé, ser fé e viver a fé e se desvencilhar daquilo que acha errado sem sofrer com os julgamentos culturais. O resto deixa com o Pai que ele resolve, cabe a nós apenas acolher suas vontades mesmo que não as entenda de primeiro.

    Nada para nós é fácil e para Deus também não. Estamos cercados de falsos profetas, falsos moralistas, falsas carolinhas, falsos gêneros e falsos políticos. O negócio é Deus, a fé e seus próprios calos. O resto é com o Pai do Céu. Cola Nele que cê tá bem!

    ResponderExcluir
  3. Me orgulho deste meus INsanos! Obg, Lucia!

    ResponderExcluir
  4. Aqui não tem como curti, não, né?! Falou e disse, Lúcia! Bom ler coisas edificantes, verdaderias, de gente que pensa. Embora, pensar não seja um exercício de muitos, quando leio estas "coisas", penso... Não sou uma solitária pensante, tem muita gente boa, que busca refletir, pensar e agir de forma a fazer o mundo a ser melhor. As "coisas" começam assim, com a leitura que se tem sobre elas , e as palavras que se lançam, construindo atitudes.
    Fantástico este espaço, Valdemy!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Isso aí Lúcia!
      Gostei da sua colocação também!
      Não há espaço mais para alienações, seja de qual natureza for.
      As pessoas tem que procurar serem críticas e formar suas próprias opiniões. Podem seguir o que desejam e se identificam, mas conhecendo o que buscam.
      Falou e disse...

      Excluir