terça-feira, 1 de maio de 2012

Caldo de batatas à Bonomo

Como vocês já sabem o meu mundo é plenamente INsano, da cabeça aos pés. Passando também pela cozinha! Afinal, muito da vida começa pelo cheiro, paladar, boca, incluindo nossas poesias!
Hoje já não é o primeiro, segundo, tampouco o terceiro dia que estou sozinho em casa. Abandonado... Esquecido... Brincadeira, sem melancolias. A Gabi (www.gabrielabonomo.blogspot.com) está em outras terras e a nossa pequena passeia com a vó. Eu? Me perco em meu mundo INsano. E me deparo com as saudades. Sim, mas uma nostalgia gostosa, leve, e que me aquece estes dias frios e de chuva. Resolvi: vou cozinhar! Prepararei um delicioso caldo e nomearei de Caldo de Batatas à Bonomo, em homenagem a minha irmã Gabi e a Adriana, sua mãe, que durante estes dias me fará gargalhadas-companhia. Fiz o caldo e ele ficou uma delícia! Incrível! Modéstias à parte. Talvez a idéia nem seja assim tão inovadora e original, mas aposto que os meus sentimentos sim. Tenho que compartilhar com vocês... Quem se habilita? Se joguem, INsanos!

Caldo de Batatas à Bonomo
foto: Valdemy Braga
4 batatas grandes
1 peito de frango pequeno
4 linguiças de frango escaldadas e picadas em rodelas
1 cebola
100g de queijo parmesão cortado em cubos
1 cálice de vinho branco seco
Azeite de oliva extra virgem
Azeite balsâmico
Ervas finas, salsinha, cebolinha verde, noz-moscada, sal e pimenta à gosto
Pão fresco ou torradas


Bem, eu comecei a minha façanha cortando as batatas, já descascadas, em rodelas e pondo-as para cozinhar em água levemente temperada com sal e ervas finas, muitas ervas finas. Mas se você gostar, pode colocar um tablete de caldo de galinha. É que particularmente estou me libertando dos condimentos artificiais e também do sal, quero encontrar a natural poesia do gosto de cada alimento. É particular!
Enquanto as batatas cozinham, até quase se desmancharem, eu coloco o frango para descansar a beleza numa solução de vinho branco, azeite balsâmico, noz-moscada e pimenta-do-reino, moídas na hora. Que cheiro! Olha, o frango pode receber um pouquinho de sal nesta hora, mas eu sempre gosto de usar o sal grosso, assim já afasta toda a urucubaca! Sai de ré, coisa ruim! Gente, é importante fechar bem o frango nesta mistura e deixar descansar por uns 30 minutos e depois refogá-lo normalmente na cebola picada e frita no azeite de oliva. Vocês sabem o que é refogar? Tenso! Logo insisto!
Outra coisa, enquanto o frango estava cozinhando eu já fui desfiando-o. É só ir mexendo com a colher-de-pau que tudo fica tranquilo. Eu coloquei um pouco de água apenas para não agarrar ou queimar. Loucos, um pouco! Não estamos fazendo uma canja. Bem, pronto o frango, é só reservar e na mesma panela ainda quente, jogar as linguiças picadas e dar uma leve fritadinha. Nesta hora, foi muito engraçado, eu esqueci as linguiças no fogo. Me perdi no chat do Facebook com o Rafael (www.rafaelbressan.tumblr.com), que não foi comprar os meus pães. Só por que estava chovendo. Até parece que é feito de açúcar! Pronto falei! Gente, eu sou um perigo colossal na cozinha, mas graças a Deus ainda consegui salvá-las.
Agora, meu povo, é só bater as batatas que já estão cozidas e frias no liquidificador. Escrevi certo? Esta palavra é pior que paralelepípedo! Bata e jogue numa panela maior, por que o negócio rende. As batatas se proliferam que nem Gremlis! Então refogue-as nesta panela grande com cebolas fritas no azeite. Podem colocar alho, mas como uso sempre eu preferi aposentá-lo por hora.
Agora é só ir misturando tudo. O frango, as linguiças e acrescentar o queijo parmesão, a salsinha e as cebolinhas cortadinhas, bem bonitinhas. E pronto!
Gente, presta a atenção, esta foi  a minha primeira receita sem creme de leite e milho verde. Eu consegui. Mas INsanos e INsanas, pelo amor do INsano-mor, esta é uma receita para ser degustada, palavra bonita, à dois. Não vão fazer que nem o louco aqui e comer sozinho. Este prato é para aquecer, esquentar o paladar, o afeto, a alma e por que não o corpo? 
Ah, sirvam com uns pães frescos, embora seja de costume comer caldos com torradas. Este eu recomendo os pães e um delicioso vinho branco. Beijos e bom apetite! E depois me compartilhem a História INsana resultante...

Um comentário:

  1. Ai, que delícia!!! Juntando o convite de ontem ao jantar de hoje... hum!... sinto que a coisa vai esquentar nesse friozinho delicioso!!! Bj insano para você.

    ResponderExcluir