domingo, 29 de abril de 2012

INsanos: Poema freestyle com Neto Potiguar

Neto Potiguar, rapper fidelense

Um dos comprometimentos dos INsanidades é o investimento nas mais sublimes belezas de cada ser humano, seja ela contemplada ou não aos olhos intelectuais, sociais ou artísticos. Os INsanidades quer causar, por excelência. E abrir caminhos para discussões e surgimentos de nossas propostas e linguagem.
Não poderia fechar o meu mês de abril sem a participação dele, Neto Potiguar. Este menino que de skate costura as ruas da Poema com críticas,  loucuras e ousadias questionáveis. Rs!
O que mais me atrai a sua arte é a naturalidade com a qual pensa. Sua mente não pára e suas INsanidades hoje são compartilhada conosco. Se joga, 4:20! Fé!

Se liga tiu... Essa é a história de um mlk sonhador, corajoso e até então em fase de crescimento!
Como assim, Neto, até então em fase de crescimento? O moleque morreu?
Esse rapaz nasceu no interior do RJ, numa “microcidade” e desde pequeno os professores e todos em sua volta sabiam que ele iria progredir na vida, pois os seus pais o amavam muito e davam todo apoio a ele! Seus pais... Nossa! Eram pessoas de carinho inimaginável de ações e simpatia. Eles ficavam “p” da vida quando pessoas diziam não conhecer o filho deles e faziam questão de mostrar sorrindo o seu filho. Eita orgulho! Porém algumas vezes o filho desses pais tão orgulhosos cometia alguns erros, típicos de adolescente! E seus pais eram muito rígidos, logo perdiam a cabeça e reclamavam, xingavam e por ai vai... Okay, já entendi pra onde vai.
O nome desse menino esperto, bonito, criativo, arteiro e em fase de crescimento é, nada mais nada menos que... 
Calma ae, Neto, deixe-me procurar uma música de suspense aqui. Não vai entregar o ouro assim tão rápido.
É São Fidélis. a Cidade Poema! E os seus pais são o que chamamos de povo fidelense... Curti esta brincadeira, primo!
São Fidelis cresce por que a gente cresce, tiu! São Fidelis é bonita por que somos nós quem cuidamos dela e como toda criança arteira ela não tem cinema, não tem shopping, um parque de diversões. E o que os pais fazem quando essa criança faz bagunça? Reclamam e falam do filho. E quando seus pais vão para a cidade onde existe shopping, cinema e todas essas proximidades digitais e falam que são de São Fidélis, recebem a bomba que ninguém conhece São Fidélis. Ou que é roça. Mas como bons pais eles com um sorriso que só o povo fidelense sabe dar, carinhosamente convocam os granfinos para uma visita a sua cidade! E oferecem café quentinho e pão com manteiga, manteiga fidelense.
É isso que acontece tiu! São Fidelis é o nosso filho. Nós, o povo, devemos cuidar dela e por mais que você reclame dela por não ter o que você quer, quando você vai pra cidade que tem e volta pra sua terra você dá graças a Deus, por que ainda temos um povo que quando você vai comprar pão eles te dão "bom dia", por que querem que seu dia seja bom.E não por que você ta enchendo o bolso deles de dinheiro...
Nasci em São Fidélis. Cresci nessa cidade e espero morrer aqui! Não tenho vergonha, só orgulho de dizer que sou fidelense. Apesar dela ser muito arteira! Espero que como bons pais todos cuidemos de nossos filhos...
É, primo, e como eternizou Prisco de Almeida em sua melodia: Salve! Salve! Linda terra feita de luz! Glória! Glória! Tudo em ti prende e nos seduz!

7 comentários:

  1. Pow muito bom, muito maneiro o texto. É tu que fez Valdemy? Ele está com uma linguagem diferente ta elevado ao estilo Neto Potiguar. De qualquer maneira ficou muito bom! Parabén's.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insano Matheus Teles, as parcerias sempre são construidas a partir de texto que os convidados escrevem e então eu vou comentando, tendo no final um texto dos 2! O mérito é todo do grande Neto Potiguar!

      Excluir
  2. Ok, de qualquer forma ficou muito bom! (y)

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, fico encantada com as ideias e com a formatação das ideias. Parabéns ao Neto por sua arte e a vc por ser arteiro. Bj

    ResponderExcluir
  4. Eu achei interessante a analogia que ele fez da cidade a uma criança, só me chamou atenção ao fato dele dizer que espera viver em São Fidélis até morrer, por mais que ele tenha orgulho da nossa cidade e gostar dela, não acho legal a ideia de viver aqui para sempre: Potiguar defende uma cultura 4:20/rapper que é mais valorizada em grandes centros urbanos, como na capital e cidades próximas a ela; nessas cidades que ele encontraria bastante gente que segue sua cultura e teria sucesso por lá. Infelizmente São Fidélis não dá muito espaço para a cultura underground que ele defende, Neto poderia tentar fazer crescer essa cultura aqui na cidade, mas seria um desafio grande, precisaria abrir mais a mente do pessoal daqui, publicar novas ideias, precisaria de alto apoio. Boa entrevista, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto Potiguar Em cena! Grandes poderes se tem grandes responsabilidades !Tamo trabalhando pra isso!Mas,é como na escola,as vezes as pessoas não te aceitam pq vc é diferente com o tempo eles podem te aceitar! mas eles não vão te aceitar se você fugir deles ! Se aqui ngm curte vamo fazer curti! ué !i isso aqui num é moda não! vai ser melhor ainda! é nós ! tamo trabalhando mlk! final do ano tem CD VAI VENDO! SALVEEEEEEE MUITA PAZ!

      Obrigado pelo seu comentario ! me deu motivação e abriu um pouco meus olhos ! cada pessoa que fala algo a respeito do que eu faço eu tento absorver o maximo pra melhorar ! é nois !

      Excluir