sexta-feira, 8 de junho de 2012

FIM DE FESTA: Aquela das verdades


MIGUEL – Oi, eu sou Miguel.
BIA – E eu sou Bia, mas Bia mesmo. Bia de Bia, não é Bia de Beatriz. Não sei por que as pessoas teimam em me chamar de Beatriz. Caralho, se estou dizendo que me chamo Bia é por que sou Bia e não Beatriz, Maria, Claúdia...
MIGUEL – (Interrompendo-a) Bia, calma. Assim você acaba assustando as pessoas. Elas mal acabaram de nos conhecer e você já está enchendo-as com este papo de Bia... Oh, véi, pega leve, né?
BIA – João Miguel, eu gosto das coisas bem esclarecidas. Se for pra sermos amigos é bom que eles me conheçam como sou. Olhem, eu sou assim, deste tipo. Direta. Não fiquem me chamando de Beatriz. Por que o meu nome é Bia. Entendem? Ou querem que eu escreva? Bia!
MIGUEL – Gente, é mais ou menos assim sempre. Ela nunca para de falar, como vocês podem ver. Mas não foi pra ver a Bia fazendo o fantoche que vocês estão aqui, né? E então, partiu? Festa? Balada?

(...)

Dentre muitas coisas, o bom de se viver no Rio de Janeiro é a facilidade que se tem em fazer amizades. Caramba, o meu Face bomba depois de cada festa que vou. E se a Bia continuar bebendo assim como está hoje...
A Bia realmente é uma mulher incrível. Mas louca. Louca mesmo... Tipo ensandecida.... Somente ela é capaz de vir pra uma festa de aniversário de uma amiga e roubar a festa pra si... Estrela... Não tem uma hora que chegamos e ela já está bêbada e já tem a maioria dos caras mais interessantes do reduto se insinuando ao seu redor. A Lívia, a aniversáriante, não está gostando nada disto. Pelo visto hoje será beyblade!... Beyblade é um termo que usamos em nosso grupo de amigos para definir problemas originados pelo uso excessivo do álcool. Há aqueles que dizem que, álcool entra e verdade sai. Mas o que é a verdade? No caso da Bia é desastre e fim-de-noite aos prantos. Tipo, álcool entra e insanidade sai... 
Tenho uma inveja santa da Bia, confesso que gostaria de ter um pouco desta loucura que impera em seu mundo. A Bia se sente livre e voa... Só não se esqueça que maior a altura maior o tombo... E ela não tem medo de cair. Tem um amigo nosso que diz que  tudo isto é por conta do Mertiolate que hoje já não arde. Ninguém tem medo do tombo e vive segundo seus egoísmos e inconsequências. Sei lá, se sentir livre em você deve ser bom!
Acho que estou sóbrio demais, preciso de um pouco de álcool em minha mente e mentir um pouquinho pra mim. Ih, caralho, fudeu! A Bia está pegando o ficante da aniversariante. A casa caiu!
... A pior coisa que você pode fazer numa balada quando ver tua amiga mais querida aprontar é tentar justificar para as pessoas que é tudo efeito do álcool. Isto nunca funciona... Se a Bia soubesse os predicativos que foram usados para defini-la! Eu sempre digo para as minhas amigas que homem quando é bom não pode ser compartilhado nas conversas, mas elas teimam em contar vantagens e divulgar tamanhos, expessuras e pegadas. A propaganda é a alma do negócio e o álcool é a alma da concretização da compra. Divulgou bem e o produto é bom, resultado, consumo em larga escala... Mas as mulheres nunca aprendem... As pessoas precisam entender que vivemos numa sociedade regida pelo capitalismo e a Lei da Oferta e da Procura, e aqui no Rio homem é produto de luxo, está em escassez no mercado. Aí a moeda fica forte! Sobe!
Eu tenho amigas... Bia... que vivem pra consumir. São consumistas desacerbadas. Uma filosofia de "usou, joga fora". Mulheres do terceiro milênio? Vivem pra consumir o corpo e usam o coração como moeda de trocas. E então depois de muitos beijos irrigados à vodca e tequila, o corpo anestece e o coração começa a pulsar mais forte e ser escutado. Neste momento, nada substitui o calor de meu corpo. O meu ombro é pra amigas. Este não tem preço. É de graça. 

MIGUEL – Acho que já deu por hoje, né, Bia?

Ela não concorda e então articula em atropelamentos de lingua e dentes a frase que todo o bêbado conta.

BIA – Eu estou ótima! Linda! Por que vamos embora agora no melhor da festa? Ah, você está muito careta, Jomi. Que tal um shot de tequila pra esquentar este teu coraçãozinho frio, hein?

Antes que ela começa a procurar pretendentes para mim, sou obrigado a arrancá-la do domínio dela mesma... Ah, outro dia a gente conversa um pouco mais sobre mim e então conto pra você sobre os meus relacionamentos. É que eu nunca transo, quero dizer falo sobre mim tão intimamente num primeiro encontro. Proteção, entende? Mas a gente vai se conhecendo e ver o que dá...

MIGUEL – Ou você vomita de uma vez ou eu vou enfiar o punho na tua garganta. Dá pra ser?
BIA – Olha, Jomi, você está muito nervoso, muito tenso. Precisa se acalmar. Olha que dia lindo! Que noite linda, na verdade. Está vendo? Eu nem estou tão bêbada, eu sei o que é dia e noite. Você deveria voltar pra festa e beijar um pouquinho na boca, no pescoço, no peito, no umbigo...
MIGUEL – Já deu, Beatriz!
BIA – Beatriz é o caralho, porra. Vai tomar no cu, cacete. Meu nome é Bia. Bia de Bia mesmo. Olha só, João Miguel da Silva Trancoso, você vai ver se eu estou na esquina rodando bolsinha. Se eu estiver lá você chama a Beatriz, a senhora tua mãe, aquela velha gorda pra...

Eu realmente amo quando ela vomita em mim. Nada se compara a este cheiro azedo e adstringente que o vômito dela produz e a vaca ainda comeu a minha salada de feijão que era pro almoço de amanha. Eu não disse? O álcool entra a verdade sai.

(...)

BIA – Meu deus, que vergonha! Então eu fiquei com o Ricardo, o namorandinho da Lívia? Como você permitiu?
MIGUEL – E agora eu virei teu babá?
BIA – É o meu amigo, não?
MIGUEL – Depois de tudo o que você falou comigo ontem eu deveria deixar de ser.
BIA – O que eu te disse? Eu contei aquela tua parada pra alguém?
MIGUEL – Por pouco, não.
BIA – Menos mal. Mas eu acho que já esta na hora de você...
MIGUEL – Ouuu, deixe que de minha vida cuido eu.


... E deixe que da de vocês cuidamos todos nós, pois se tem álcool, é sinal que a privacidade virou uma festa...


* Próximo capítulo: "Aquela das flores". Não percam!!!

2 comentários:

  1. Ameeeei, Val!!!

    To vendo que vou me apaixonar por essa também... :)

    Beijinhos

    Alice Lugão

    ResponderExcluir
  2. Nossa Senhora... mil Daniéis e mil Bias passaram pela minha cabeça...
    vc é sensacional!

    ResponderExcluir