domingo, 15 de setembro de 2013

Bolo integral de aveia e maça

Como sempre digo, nem só de INsanidades vive o Valdeco... pois "saco vazio não para em pé." Não é, senhor Neguinho do Gás???? Então, me pus a loucura de encarar a cozinha junto da Adriana. Gente, preciso confessar algo: eu não sei fazer bolo. Tento todas as receitas, sigo à risca, porém todos solam. Meus bolos de cenoura, mais parecem, pudins de cenoura. Mas o gordo aqui come. E como come...
A Adri, resolveu encarar o desafio de me ensinar a fazer bolo. E não é que deu certo... Se joguem, INsanos!!!!



Em uma tigela grande, bata:
* 1 tablete de margarina com 1 xícara (chá) de açúcar refinado ou mascavo, até obter um creme. A Adri disse que o segredo é bater bem, pois quanto mais você bate, mais fofinha fica a massa. Mas o louco do porto-riquenho Gerardinho, está dizendo aqui: O Segredo é o amor! Também.
E junte:
* 3 ovos inteiros, 4 maçãs médias, descascadas e cortadas em cubinhos. Misture bem.                                                                Adicione:
* 1 e ½ xícara (chá) de Aveia inteira em flocos finos e 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo. Continue a misturar bem até obter uma massa expessa. Acrescente 1 colher (chá) de canela em pó e 1 colher (sopa) de fermento em pó, finalizando a massa. Só isto, queridinhos!!! E uma bancada da cozinha suja. Mas lavar as louças não é comigo não. Nem venham!

Vamos para a montagem, então?

Unte com margarina uma fôrma redonda de 24 cm de diâmetro, com orifício central e açúcar. Coloque a massa.
Misture 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado ou mascavo com 1 colher (chá) de canela em pó e polvilhe sobre a massa do bolo ainda crua. Não fizemos isto. Ou comemos bolo ou melado, né?
Leve ao forno preaquecido, a temperatura média (180 graus) para assar e formar uma bonita crosta de açúcar. Se você colocou o tal do açúcar, gordo.
Depois de assado, tire o bolo da fôrma e, se preferir, enfeite-o com cerejas antes de servir. Maior viadada!!!


Gente, é isto, está pronto. Eu coloquei umas castanhas ao lado e comi. Comi. Comi. E reticências.
Ah, se vocês optarem pela farinha integral e açúcar mascavo mesmo, correm o pequeno risco do bolo parecer seco aoi sair do forno, mas depois as maças liberam um caldinho e tudo fica suavemente gostoso. Beijooos do Val!

*e me chamem para comer.

2 comentários:

  1. Ameiiiiii farei amanhã mesmo. Amei a explicação da receita. Você sempre arrasa! Beijaooo Beatriz Rabello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, tem que fazer e me chamar, né... Pq senão é covardia com o INsano!

      Excluir